O termo saúde mental esta em alta mas o que ele significa?
Se usamos esse termo para nos referir a uma mente livre de sofrimento estamos errados
Leader no Livro "O que é a Loucura" traz em confronto com o que foi criado no imaginario
das pessoas sobre loucura ou psicose, como nos filmes, um estranho no ninho, garota interrompida, mente brilhante e etc. Onde o personagem que traz a loucura em pauta esta sempre em torno de uma personalidade muito forte e tem comportamentos muito caricatos, como falar em voz alta, conversar sozinho, etc.. "a loucura se faz
tão visível, tão audível, tão tangível..."
Leader apresenta o termo "loucura silenciosa" onde na maior parte dos casos de psicose a pessoa não divide sua fantasia e é capaz de alimenta-la por muitos anos, décadas e só vir a tona em um surto.
Esse é o maior perigo da psicose não tratada. Associar a loucura a pessoas desorganizadas, mal vestidas, de aparência grotesca como espumando pela boca, olhares vazios ou fixos, só distanciam da realidade e dificultam o tratamento tanto da pessoa em si quanto de quem esta a volta dela.
E também pode desencorajar a grande parte das pessoas a procurarem tratamento e ajuda a sinais mais leves de sofrimento psíquico, somatizando sintomas, fobias, ansiedades e outras formas de desequilíbrios que dificultam o dia-a-dia e as relações interpessoais.
Conceitos como "loucura" e "normalidade" povoam indiretamente o psiquismo humano, é urgente ter a coragem de defrontar esses conceitos e reformula-los, desconstruir a idealização de ambos e se permitir buscar uma maneira saudável de lidar com a própria mente.
Thaís M. (Gita)
Realmente, a maioria das pessoas sofrem caladas. Até que esse sofrimento se manifesta em algum surto ou até mesmo alguma doença. E mais uma vez a midia distorce a realidade pra confundir a mente das pessoas e dificultar no nosso processo de desenvolvimento e cura!! Excelente reflexão!
Siiiim, Thaís é uma pessoa formidável, e profissional extremamente competente. Parabéns pelo seu trabalho.